top of page

REFORMA INSTITUTO DA ÁRVORE

 

A convite do Coletivo de Angoleiras de Ubatuba, coletivo de capoeira, desenvolvi um estudo inicial de intervenção no Instituto da Árvore para compor a documentação de projeto para manutenção de espaços culturais pelo PROAC, com o título "Instituto da árvore: reformar para manter viva a cultura e a Mata Atlântica em Ubatuba-SP".

Projeto aprovado, foi chegada a hora de lapidar as ideias iniciais e aprimorar o projeto para a fase da execução.

Para isso, priorizei a linguagem da construção existente, em madeira, intervenções pontuais e significativas - atendendo ao baixo orçamento e à importantes demandas - e a acessibilidade.

​Um caminho generoso foi pensado, uma rampa que conecta os três galpões do terreno, que além de proporcionar uma continuidade visual entre eles, permite uma ampliação da área de apreciação das ações que ocorrem no galpão de atividades. A cobertura também ganhou espaço e foram aumentados os beirais, a fim de melhor proteger as paredes e o novo caminho acessível criado. A disposição da copa foi melhor pensada, para otimizar o pequeno espaço que acolhe grandes propostas. Por fim, as águas, adicionamos uma ducha na parte externa da construção, e pias nos dois sanitários existentes, além de instalar uma caixa d'água para garantir maior autonomia em dias de falta de abastecimento.

Participar integralmente das etapas desse processo, desde a ideia inicial até a reabertura do espaço, ocupando-o com meu corpo, junto a meus pares, foi uma rica e significativa experiência.

Ano: 2024

Local: Ubatuba, SP

Arquiteta: Gabriela Franco

Construção: Dimas Leite Vieira

bottom of page